Para expandir é necessário olhar os movimentos que fizemos e os resultados que nos fortaleceram no ano que passou. Assim conseguimos impulsionar novos passos e nos manter no desafio do crescimento.

2022 foi um ano de muitos acontecimentos. A começar pela retomada das atividades pós-lockdown pandêmico, a guerra da Ucrânia, ano de eleições, de copa… e que influenciou o mundo, o país e também, é claro, todas as relações comerciais.

Nos nove primeiros meses de 2022 o Brasil exportou US$ 253,6 bilhões, valor que representa um aumento de 18,9% em comparação com o mesmo período de 2021. Nas importações, entre janeiro e setembro importamos US$ 205,9 bilhões. O valor representa um crescimento de 31,3% comparado ao período do ano anterior.

Segundo o Monitor do Comércio Exterior Brasileiro, emitido em novembro pela SECEX- Secretaria de Comércio Exterior do Ministério da Economia, o volume das exportações referente ao mês de outubro cresceu 4,4 %, sendo o 4 º crescimento consecutivo recente. Em relação a toda série histórica, o volume total exportado alcançou o 1 º maior resultado.

Alguns importantes mercados de destino aparecem como responsáveis por isso, destacando-se os crescimentos da exportação para Oceania, Ásia, África, Oriente Médio, Europa e América do Sul.

É importante observar que todas as atividades do Brasil, e em especial os movimentos do COMEX trazem essa força das conexões com as nações pelo mundo.

São múltiplas as variáveis e temos de saber enxergar e ouvir para potencializar soluções de sucesso.

Que o ano de 2023 possa multiplicar nossas forças e trazer resultados generosos para nosso setor. Bem vindo à 2023!

Siga-nos nas redes sociais

VEJA TAMBÉM

Energias Renováveis

Energias Renováveis

Estivemos em novembro/22 na Conferência Biodiesel BR2022 aonde muito se falou sobre o futuro da indústria de energia. O biodiesel é um combustível biodegradável derivado de fontes renováveis como os óleos vegetais e gorduras animais que, estimulados por um catalisador...

ler mais
O mais importante impacto desta guerra

O mais importante impacto desta guerra

Quando ouvimos as notícias sobre a guerra, nos perguntamos: Como é possível que se ache normal as pessoas matarem umas as outras? Qual é a verdadeira motivação desse conflito? São realmente interesses de uma nação inteira ou apenas de uma liderança dominante? Essas...

ler mais
Comércio exterior pela nossa lente

Comércio exterior pela nossa lente

Conectar o mundo, ou conectar-se COM o mundo, tem sido uma grande ferramenta para resolução de problemas. Tecnologias, vacinas, alimentos, são alguns exemplos do que o mundo compartilha e demonstram a expansão que o mercado exterior representa. Isso é conexão, troca....

ler mais