Estivemos em novembro/22 na Conferência Biodiesel BR2022 aonde muito se falou sobre o futuro da indústria de energia.

O biodiesel é um combustível biodegradável derivado de fontes renováveis como os óleos vegetais e gorduras animais que, estimulados por um catalisador reagem quimicamente e podem ser usados para manter grande parte da cadeia de transportes mundo afora. Ele pode ser aplicado como combustível, assim como o etanol.

Seu uso traz portanto uma forma mais sustentável, estimulando a agricultura e diminuindo a poluição.

Para a indústria de combustível o biodiesel é misturado ao próprio diesel, e cada país possui uma lei que rege a quantidade permitida dessa mistura.
Assim como no Brasil atual 10% de biodiesel é permitido na mistura das bombas (chamado de B10), a Europa atua em média com 7% de mistura (B7), a Argentina de 5 a 10% (B5 – B10) e a Malásia 30% (B30).

“A conferência apresentou boas perspectivas no cenário brasileiro com o possível aumento da nossa mistura para B14, já que é prevista uma valorização das questões ambientais.” – explicou o gerente de negócios da Lumina, Carlos Diniz.

Isso simboliza aumento, por exemplo, na produção de óleo de soja, a nossa principal matriz de biodiesel, lembrando que é através do esmagamento dos grãos que extraímos o óleo vegetal.

Cada país possui uma matriz mais importante para a obtenção do óleo.
Os Estados Unidos tem também como principal fonte a soja, e o sebo animal.

Na Malásia, Tailândia e Indonésia, a principal matriz é o óleo de palma.

Já na Europa, grande parte da produção é extraída através do rapessed (ou Colzo), além de sebo e UCO (óleo de cozinha recuperado).

No evento, além do biodiesel foi citada outra fonte de biocombustível muito em uso nos Estados Unidos. É o HVO ou, como é conhecido, o green diesel. Ele substitui 100% do combustível, não necessitando da mistura que comentamos anteriormente.

Novos desafios movimentam o mundo e nós estamos presentes.
We go deeper.

Siga-nos nas redes sociais

VEJA TAMBÉM

Perspectivas de COMEX que se confirmaram em 2022

Perspectivas de COMEX que se confirmaram em 2022

Para expandir é necessário olhar os movimentos que fizemos e os resultados que nos fortaleceram no ano que passou. Assim conseguimos impulsionar novos passos e nos manter no desafio do crescimento. 2022 foi um ano de muitos acontecimentos. A começar pela retomada das...

ler mais
O mais importante impacto desta guerra

O mais importante impacto desta guerra

Quando ouvimos as notícias sobre a guerra, nos perguntamos: Como é possível que se ache normal as pessoas matarem umas as outras? Qual é a verdadeira motivação desse conflito? São realmente interesses de uma nação inteira ou apenas de uma liderança dominante? Essas...

ler mais
Comércio exterior pela nossa lente

Comércio exterior pela nossa lente

Conectar o mundo, ou conectar-se COM o mundo, tem sido uma grande ferramenta para resolução de problemas. Tecnologias, vacinas, alimentos, são alguns exemplos do que o mundo compartilha e demonstram a expansão que o mercado exterior representa. Isso é conexão, troca....

ler mais